A timidez é considerada um comportamento internalizado. Os adolescentes tímidos geralmente mantêm relações insuficientes com seus pares e apresentam um padrão de conduta com carência ou difíceis relações interpessoais.
Como é um problema que afeta pouco as pessoas ao redor, este comportamento acaba sendo banalizado, sem a devida atenção e importância.
O relacionamento social adequado e satisfatório é fundamental para uma vida saudável. Muitos adolescentes tímidos sofrem por apresentar um repertório de habilidades sociais que prejudica o seu desenvolvimento, podendo causar problemas comportamentais.
Relacionar - se com colegas da mesma idade é fundamental para o jovem não correr riscos de
apresentar dificuldades emocionais em seu desenvolvimento.

Na adolescência, a timidez aumenta devido as mudanças físicas e psicológicas. Essas alterações fazem o adolescente ficar inseguro e cheio de dúvidas em relação a sua vivência com outras pessoas, pois há aquela imensa necessidade de ser bem aceito pela turma.
Um adolescente tímido tem dificuldade na busca de novos empregos, ao iniciar novas amizades e namoros, em situações de intimidade, quando prescisa pedir informações a estranhos quando tem necessidade de reclamar seus direitos ou falar com autoridades, enfim, a timidez surge nas variadas e diferentes situções da vida
social.

O tímido procura ir a festas e reuniões sempre acompanhado, tenta nunca estar só e só vai sozinho quando encontra nenhuma descupa para não ir. Quando alguém se apaixona por ele em festa, fica vermelho, deseja desaparecer e permanece sempre quieto nos cantinhos.
O tímido tem medo de gente, tem medo de não ser aceito e medo de ser rejeitado.
Se os adolescentes crescerem num clima em que se sentem rejeitados e mal - amados, carregam consigo o sentimento de desvalorização, responsável por baixa auto - estima.
Se crescemos num clima com excesso de amor, com uma proteção execiva, perdemos a capacidade de sustentar as frustações e caminharemos ao longo da vida tentando evitar decepções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário